O que é o sistema CEGAT?

O que é o sistema CEGAT?

O Centro de Estudos Geodésicos Alezi Teodolini (CEGAT) foi criado em 2006 com intuito de difundir e implantar no Brasil novas tecnologias de posicionamento GNSS já consagradas em todo mundo. Tecnologias essas que permitem a realização de levantamentos de pontos na superfície terrestre de forma muito mais rápida, precisa e fácil.

Com isso em 2012 o serviço CEGAT evolui ainda mais e implantou o sistema mais avançado de coleta de dados: o RTK em Rede, o que revolucionou o mercado GNSS com seu método de Estações de Referência Virtuais.

Tal método consiste em criar Estações de Referência imaginárias, semelhantes às estações base nos métodos tradicionais, a partir dos softwares presentes nas bases fixas. Com isso, o usuário pode usar seus dados como se ela fosse uma estação de referência real.

Para o caso do software GNSMART, ele utiliza a representação de estado do espaço para criar uma correção específica para aquela posição geográfica, gerando uma Estação virtual a poucos metros do receptor. Uma vez que o móvel receba os dados RTK, ele computa sua posição usando o algoritmo apropriado e elimina o erro relacionado à distância de linha de base (ppm).

Para que tal método funcione, foi, e está sendo, necessária a implantação de uma rede de estações GNSS permanentes e interconectadas que, por sinais de rádio, se conectam a um Centro de Controle equipado com software apropriado para receber dados de todas as estações de referência.

Os dados são memorizados e corrigidos nas ondas portadoras e são devolvidos para as Estações de Referência. Essa rede é conhecida, no Brasil, como rede CEGAT.

No estado de Minas Gerais a M&C Geotecnologia apresenta o domínio da rede CEGAT, possuindo uma grande influência regional nas práticas envolvendo a agrimensura. A empresa vem buscando, cada vez mais, ampliar a malha de bases fixas ao longo de todo o estado para garantir uma melhoria contínua na qualidade dos pontos coletados e uma área maior de abrangência da rede.